Perda de controlo na origem de acidente com aeronave na Azambuja em 2015

por Lusa

Azambuja, Lisboa, 26 out (Lusa) - A perda do controlo a baixa altitude e velocidade terá estado na origem de um acidente com uma aeronave no concelho de Azambuja, que vitimou duas pessoas em 2015, concluiu um relatório divulgado hoje pelas autoridades.

O acidente ocorreu a 06 de fevereiro de 2015, quando a aeronave (FK-14B Polaris, CS-URO), de dois lugares, perdeu altitude ao descolar do aeródromo de Alqueidão, no concelho de Azambuja, caiu e explodiu, causando a morte aos dois tripulantes, que ficaram carbonizados.

De acordo com o relatório do acidente, divulgado hoje pelo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA) as causas prováveis terão sido "falta de controlo do avião a baixa altitude e baixa velocidade com perda e `spin`".

"O avião entrou em perda e subsequente `spin` após a descolagem a uma altura onde a recuperação era impossível", refere o documento.

O relatório conclui ainda que "o piloto estava devidamente qualificado" e que "não havia qualquer problema técnico reportado na aeronave".

A divulgação deste relatório do GPIAA surge no mesmo dia em que a Força Aérea Portuguesa emitiu um comunicado sobre as causas de um outro acidente aéreo na fase de descolagem, ocorrido em 2011 no Montijo, com um Hércules C-130 e do qual resultaram então três mortos e quatro feridos, um deles em estado grave.

Tópicos
pub