Peregrinação internacional de outubro ao santuário começa hoje

por Lusa

A peregrinação internacional de outubro ao Santuário de Fátima começa hoje, aguardando-se a presença de milhares de fiéis naquela que é a última grande celebração do ano ao maior templo mariano do país.

As cerimónias, que têm como tema "Vigiai e Orai", são presididas pelo prefeito emérito da Congregação para os Bispos e também presidente emérito da Pontifícia Comissão para a América Latina, o cardeal italiano Giovanni Battista Re.

Esta é a quinta vez que o cardeal vai estar em Fátima, destacando-se a presença no santuário por ocasião das duas últimas visitas do papa João Paulo II, em 1991 e em 2000.

Dados do santuário indicam que até ao final da manhã de domingo inscreveram-se para a peregrinação 115 grupos de 27 países, sendo de Itália o maior número de grupos, 22 no total.

A peregrinação de segunda e terça-feira, 98 anos após os acontecimentos na Cova da Iria, tem início às 18:30, na Capelinha das Aparições, com o acolhimento pelo bispo de Leiria-Fátima, António Marto, e saudação pelo presidente das celebrações.

À noite, depois da recitação do terço, decorre a procissão das velas, a que se segue a missa.

A peregrinação é retomada na terça-feira, com o terço, às 09:00, na Capelinha, e uma hora depois realiza-se a principal celebração, a missa que inclui bênção dos doentes e procissão do adeus.

Para estas cerimónias, a GNR reforçou o patrulhamento nas principais vias de acesso e na cidade de Fátima.

Tópicos
pub