PJ detém guarda prisional suspeito de tráfico de estupefacientes

por Paula Costa, João Agante

A Polícia Judiciária, deteve em flagrante um recluso em gozo de licença jurisdicional e um guarda prisional. São suspeitos de tráfico de estupefacientes e corrupção.

As detenções aconteceram junto à estação de Coimbra- B, quando o recluso regressava da zona norte de uma licença precária de oito dias, ao Estabelecimento Prisional de Coimbra

Os dois homens foram apanhados em flagrante delito. O recluso de 52 anos entregou ao guarda prisional de 56 um saco com cinco placas de haxixe, 72 comprimidos, vulgarmente conhecidos por esteróides, utilizados para aumentar a massa muscular e melhorar o desempenho físico, três telemóveis com os respetivos carregadores.

Entregou-lhe também vários cartões de telemóvel e dispositivos informáticos, uma quantidade de material que seria introduzida no interior da prisão de Coimbra pelo funcionário, cujo valor rondaria os 13 mil euros. Para além destes artigos, foi ainda encontrado na posse do elemento dos serviços prisionais, um envelope com 680 euros em numerário acabados de receber das mãos do recluso, alegadamente, como contrapartida.

A investigação foi efetuada por uma equipa constituída por 10 operacionais da diretoria do Centro da Judiciária de Coimbra, em articulação com os serviços prisionais e o Departamento de Investigação e Ação Penal.

Os detidos vão ser presentes a tribunal e deverão conhecer as medidas de coação, até ao fim da manhã de quinta-feira.

pub