Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Portugal analisa 90 pedidos de recolocação de refugiados

por Lusa

Portugal está a analisar cerca de 90 pedidos de recolocação de refugiados e disponibilizou-se para acolher "um número bastante elevado", mas até agora apenas recebeu 30, disse hoje a ministra da Administração Interna.

Constança Urbano de Sousa, que intervinha na comissão parlamentar de Assuntos Europeus, falou sobre o fluxo dos refugiados na União Europeia e explicou que Portugal estava para receber esta semana 10 refugiados provenientes da Grécia "mas as autoridades gregas disseram que já não viriam" por terem "desaparecido".

"As pessoas têm de se registar mas não estão detidas, e muitas vezes prosseguem o seu projeto migratório que já tinham delineado na sua cabeça", justificou Constança Urbano de Sousa.

A ministra explicou que Portugal não tem sido muito restritivo quanto à seleção de imigrantes mas adiantou que não têm chegado mais pessoas por não estar a funcionar devidamente o processo de recolocação.

A governante lembrou que foi acordado que seriam recolocados 160 mil refugiados a partir da Itália e da Grécia mas que, segundo números relativos a terça-feira, apenas foram recolocadas 491 pessoas.

O processo, explicou a ministra aos deputados, começa com as autoridades gregas e italianas a fazerem uma triagem, registando, colhendo impressões digitais e fazendo um controlo de segurança.

Estas operações são feitas em centros de triagem, mas "acontece que na Grécia, dos cinco Centros previstos só o de Lesbos está a funcionar" e, na Itália, "dos seis Centros apenas três estão operacionais", disse.

 

pub