Portugal com alto risco de exposição à radiação UV

por RTP
José Manuel Ribeiro - Reuters

Quase todas as regiões do país, esta terça-feira, estão em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta. O centro e o sul do território nacional podem atingir o nível dez, numa escala de 11.

O risco de exposição à radiação ultravioleta encontra-se muito alto em grande parte do território português. Entre as 12h00 e as 16h00, as regiões centro e sul do país podem atingir o nível dez de radiação UV.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta que Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu e Vila Real, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu e Vila Real registam um índice muito elevado – entre 8 a 10.

Nas ilhas, Porto Santo e Funchal (Madeira) também apresentam risco de exposição, com níveis de nove. Nos Açores a situação é semelhante, exceto em Ponta Delgada onde o nível é moderado (nível cinco).
Óculos de sol, chapéu e protetor
As recomendações para quem vai à praia ou à piscina passam pelo uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar.

Quem sair de casa deve, também, utilizar óculos de sol, chapéu e protetor. As crianças devem evitar a exposição solar.

Estas medidas são aconselhadas para as regiões com níveis alto (6 e 7) e muito alto (8 a 10).

A exposição aos níveis elevados de radiação UV pode ter como consequências queimaduras de pele e imunodepressão (enfraquecimento do sistema imunológico).

As previsões meteorológicas dadas pelo IPMA para as próximas horas são céu limpo, com períodos de maior nebulosidade até ao meio da manhã em alguns locais do litoral. O vento é fraco em todo o país.

Em Castelo Branco, Évora e Beja os termómetros vão bater nos 34 graus. A temperatura mínima poderá descer no interior das regiões centro e sul.

O risco de incêndio também se encontra elevado, estando grande parte do território em alerta laranja. No mapa do IPMA, Guarda, Santarém e Sines estão em alerta vermelho.

(com Lusa)
Tópicos
pub