Praia Dona Ana perde galardão “Qualidade de Ouro”

por Cristina Sambado - RTP
Obras na praia Dona Ana compreenderam a recarga artificial numa extensão de 40 m, a construção de um esporão Quercus

A associação ambientalista Quercus suspendeu a classificação “Qualidade de Ouro” à praia Dona Ana, em Lagos, Algarve, por considerar que as obras realizadas comprometem o equilíbrio ambiental e paisagístico que fundamentam a atribuição do galardão.

Em causa estão as intervenções realizadas na praia, por decisão governamental, que compreenderam a recarga artificial de areia, numa extensão de 40 metros, a construção de um esporão para reter sedimentos e a consolidação das arribas. Intervenções que tiveram um custo base de 1,8 milhões de euros.

“Para além de alterarem significativamente a paisagem natural da praia Dona Ana, colocam em causa a conservação e a proteção dos ecossistemas marinhos de elevada biodiversidade, nomeadamente a destruição de dois roteiros subaquáticos identificados pela Universidade do Algarve”, refere a associação num comunicado enviado às redações.

Para a Quercus estas intervenções devido ao seu custo elevado e ao seu carácter temporário não se justificam.
“A segurança dos utentes não passa pela destruição da beleza paisagística das nossas praias, mas por campanhas de sensibilização e por limitar o número de utentes por praia, medida fundamental em praias de arribas instáveis, como é o caso da Praia de Dona Ana”, acrescenta o comunicado

Segundo a associação ambientalista, “é importante ainda salientar que, a crescente construção de hotéis e habitações privadas em domínio público hídrico, reflete o deficiente ordenamento do território na região do Algarve, constituindo a grande causa para a degradação das arribas”.

A Quercus esclarece que “a classificação “Qualidade de Ouro” atribuída às praias nacionais em 2015 foi exclusivamente baseada na análise à qualidade da água realizada pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente”
Tópicos
pub