Praias a sul da Figueira da Foz recebem investimento de 2,4 milhões de euros em proteção

| País

Uma portaria governamental hoje publicada em Diário da República (DR) autoriza a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) a gastar cerca de 2,4 milhões de euros para proteger praias a sul da Figueira da Foz.

O documento dos gabinetes dos secretários de Estado Adjunto e do Orçamento e do Ambiente alude à necessidade da empreitada para reabilitação de esporões e outras estruturas das praias da Cova-Gala, Lavos e Leirosa e cordão dunar entre a Leirosa e ribeira do Estremal, autorizando a APA a celebrar um contrato para o efeito no valor de 2,44 milhões de euros, incluindo IVA, a investir em 2014 e 2015.

"As obras em causa são vitais para as três povoações em referência face ao alto grau de vulnerabilidade e elevado risco a que se encontram expostas", lê-se na portaria.

No entanto, de acordo com documentos a que a agência Lusa teve acesso, a empreitada em causa - reabilitação de sete esporões, três estruturas longitudinais aderentes na Cova-Gala, Lavos e Leirosa e o cordão dunar entre a Leirosa e a ribeira do Estremal numa extensão aproximada de 1.300 metros - chegou a ser alvo de um concurso público, em outubro de 2012, no valor de 2,65 milhões de euros, sem IVA.

De acordo com os termos do concurso público, a empreitada, que não chegou a concretizar-se, teria um prazo de execução de nove meses.

Os temporais das últimas semanas provocaram estragos nas referidas praias devido ao avanço do mar. Na segunda-feira, na Leirosa, na zona da foz da Ribeira do Estremal, o mar entrou pelo curso de água e ameaçou quintais agrícolas e anexos com animais ali existentes.

Já em 2008, foram retirados daquela zona cerca de 8.500 metros cúbicos de areia, para utilização numa obra, a sul da Leirosa, de proteção do emissário submarino da celulose Celbi. A duna artificial, então construída com recurso a uma técnica que envolve telas de tecido, foi praticamente toda destruída pelo mar, em janeiro.

Tópicos:

Cova Gala Lavos, Figueira, Ribeira Estremal,

A informação mais vista

+ Em Foco

É até hoje a mais icónica das aventuras da exploração espacial. Há 50 anos, o Homem chegava à Lua à boleia da NASA. Percorrermos aqui todos os detalhes da missão, dia a dia.

    O programa Artemis, da NASA, tem como objetivo regressar ao satélite natural da Terra e, simultaneamente, preparar a viagem a Marte.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.