Projeto de apoio a sem-abrigo no Porto candidato a prémio da Comissão Europeia

por Lusa

O projeto "Dar Sentido à vida", de uma associação de solidariedade do Porto, é candidato ao prémio da comissão europeia de promoção do empreendedorismo que vai ser entregue a 25 de novembro em Bratislava, na Eslováquia.

Resultado de um trabalho de dez anos promovido pelos Serviços de Assistência Organizações de Maria (SAOM), "o projeto já tirou das ruas do Porto e deu emprego a cerca de 200 pessoas", disse à Lusa a presidente daquela instituição, Ana Pereira.

Depois da entrega no início de setembro pelo IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação do primeiro prémio nacional, na categoria "Empreendedorismo responsável e inclusivo", dos Prémios Europeus de promoção Empresarial, a responsável da SAOM espera obter na capital da Eslováquia "o reconhecimento europeu pelo trabalho desenvolvido".

O projeto vencedor a nível nacional, que oferece aos sem-abrigo formação na área da restauração e uma oportunidade de integrar o mercado de trabalho, ganhou o direito a representar Portugal na candidatura ao prémio europeu cujo valor Ana Pereira disse à Lusa desconhecer.

Os Prémios Europeus de Promoção Empresarial, promovidos pela Comissão Europeia estão alinhados com as prioridades da estratégia Europa 2020 e a sua entrega ocorrerá no último de três dias em que os aspetos ligados ao empreendedorismo serão abordados à escala europeia.

Convidada a antever o que pode acontecer em Bratislava, Ana Pereira preferiu valorizar o que já foi feito: "isto aconteceu-nos, não fomos à procura disto, o que nos preocupava e continua a preocupar é dar sentido à vida das pessoas".

"Isto funciona em regime de voluntariado, mas a profissionalização é algo em que ainda trabalhamos e que mais tarde ou mais cedo terá de acontecer", explicou a presidente da SAOM.

 

Tópicos
pub