PT espera que Centro de Dados da Covilhã contribua para ajudar na recuperação do país

| País
PT espera que Centro de Dados da Covilhã contribua para ajudar na recuperação do país

Foto: Reuters

O presidente executivo da Portugal Telecom (PT), Zeinal Bava, espera que o novo Centro de Dados (Data Center) da empresa, hoje inaugurado na Covilhã, contribua para ajudar na "recuperação" económica do país.

Este projeto implicou um investimento de 90 milhões de euros e inclui duas estruturas, nomeadamente um centro de apoio e supervisão e um edifício do centro de dados que é em forma de cubo perfeito, tem 33 metros de altura e acolhe apenas três pisos, cada um com uma altura equivalente a 11 andares.
 
O bloco hoje inaugurado tem capacidade para 12.500 servidores, mas o projeto prevê a construção de mais três cubos e uma capacidade instalada de 50.000 servidores com 30 'Petabytes'. Um Petabyte é igual a um milhão de gigabytes, o correspondente a 75 milhões de filmes em alta definição, mais 14 mil milhões de fotografias e três mil milhões de músicas. 

A informação mais vista

+ Em Foco

Em Orlando, Donald Trump apresentou-se como vítima do jornalismo “fake” e insistiu no ataque à imigração ilegal.

Ján Kuciak e Martina Kusnírová foram encontrados mortos em casa, perto de Bratislava, a 26 de fevereiro de 2018.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.