Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Quatro barras condicionadas devido a agitação marítima

por Lusa

Quatro barras de Portugal continental estão hoje condicionadas à navegação devido à previsão de agitação marítima com ondas até três metros, de acordo com informação disponível na página `online` da Marinha.

Segundo a Marinha, a barra da Póvoa de Varzim está condicionada a embarcações com calado superior a dois metros e em Vila do Conde as embarcações devem navegar apenas duas horas antes e depois da preia-mar.

A barra de São Martinho do Porto está condicionada devido a assoreamento e a da Figueira da Foz está fechada apenas a embarcações com calado inferior a 11 metros.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje na costa ocidental ondas de noroeste com 2 a 3 metros e na costa sul com ondas de sudoeste com 1 metro.

Quanto ao estado do tempo, o instituto prevê para o continente céu pouco nublado ou limpo, tornando-se gradualmente nublado por nuvens altas nas regiões norte e centro a partir do meio da manhã e vento em geral fraco do quadrante norte, soprando por vezes moderado na faixa costeira ocidental a sul do Cabo Mondego e nas terras altas do centro e sul.

Está também prevista formação de geada nas regiões do interior norte e centro, neblina matinal em alguns locais do litoral centro e pequena descida da temperatura mínima e subida da máxima.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos nas vertentes norte e nas terras altas até final da manhã e que poderão ser de neve nos pontos mais altos da ilha e vento moderado a forte de norte, tornando-se gradualmente fraco a moderado de nordeste a partir da tarde, e soprando forte nas terras altas até ao início da manhã.

Para os Açores a previsão aponta para céu muito nublado com boas abertas, períodos de chuva, passando a aguaceiros, condições favoráveis à formação de neblinas ou nevoeiro e vento sudoeste bonançoso a moderado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 11 e 19 graus Celsius, no Porto entre 07 e 17, em Vila Real entre 03 e 17, em Viseu entre 03 e 18, em Bragança entre 0 e 18, na Guarda entre 01 e 14, em Coimbra entre 06 e 18, em Castelo Branco entre 06 e 21, em Santarém entre 07 e 21, em Évora entre 06 e 20, em Beja entre 05 e 20, em Faro entre 09 e 20, no Funchal entre 13 e 19, em Ponta Delgada entre 15 e 18, em Angra do Heroísmo entre 13 e 18 e em Santa Cruz das Flores entre 12 e 16.

Tópicos
pub