"Queremos poupar dinheiro dos contribuintes para investir na escola pública"

por João Fernando Ramos, Rui Sá

"Queremos poupar dinheiro dos contribuintes para investir na escola pública" afirma a Secretária de Estado da Educação. Alexandra Leitão garantiu no Jornal 2 que "apenas onde existir duplicação da resposta educativa existirá limitação à constituição de novas turmas".

Num dia que foi de protesto contra as novas regras para os contratos de associação do Estado com o ensino privado, perto de 38 mil pais, professores, alunos e funcionários manifestaram-se.

Um pouco por todo o país acusam o Ministério da Educação de violar os acordos assinados, comprometendo o futuro de muitos colégios. Alexandra Leitão afirmou que o impacto da decisão será menor do que os privados apontam (o fecho de 57 por cento dos colégios com contratos de associação) e deixou claro que a medida só avança na medida do aproveitamento da capacidade já instalada na rede pública.

Por outras palavras: "Não vamos construir mais escolas. Queremos apenas dar uso a muitas salas que estão desocupadas nas escolas existentes", que explicou a governante, em muitos casos são escolas construídas nos últimos anos ou que foram remodeladas.
pub