Realojadas 20 pessoas após inundação de acampamento cigano em Valença

por Lusa

Valença, Viana do Castelo, 13 fev (Lusa) - O mau tempo obrigou hoje ao realojamento de 20 pessoas depois de o acampamento cigano onde viviam, em Valença, ter ficado inundado, disse à Lusa a proteção civil.

De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo "o acampamento cigano, situado junto ao cais, por baixo da ponte Eiffel de Valença foi inundado cerca das 10:00 com a subida das águas do rio Minho".

As 20 pessoas, adiantou a fonte, "foram realojadas em duas habitações disponibilizadas pela Câmara de Valença".

Em Monção, o rio Minho já inundou a zona da Lodeira, "e obrigou à evacuação de uma corte onde se encontravam guardados vários animais".

Já em Ponte de Lima, situação mais grave registada no distrito de Viana do Castelo, "a situação está estável".

Contactado pela agência Lusa, o comandante dos bombeiros Voluntários, Carlos Lima, adiantou que o rio Lima subiu, na sexta-feira, ao Passeio 25 de abril ameaçando cerca de 20 estabelecimentos comerciais situados naquela zona ribeirinha".

"Durante a noite e madrugada apenas dois estabelecimentos comerciais foram mais afetados. Um ficou com a cave inundada, situação que está praticamente resolvida, e no outro a água entrou, mas em pequena quantidade", explicou Carlos Lima.

O comandante da corporação local adiantou "não haver previsão, até às 15:00, do aumento do caudal do Lima" e acrescentou que "desde 2001 que o concelho não vivia uma cheia assim apesar de, há 15 anos, os prejuízos terem sido de maior monta".

À Lusa o vereador da proteção civil municipal, Vasco Ferraz, destacou a "excelente colaboração", entre os meios locais, a proteção civil distrital e as barragens do Touvedo e Alto Lindoso na gestão do caudal do rio".

"As barragens estão a debitar água, em contínuo, desde as 08:00 de sexta-feira. Tem-se conseguido controlar a situação para evitar grandes prejuízos", disse, frisando como exemplo a barragem de Touvedo "está com a capacidade de armazenamento de água a 96%, no limite máximo".

Em Ponte da Barca, e de acordo com o CDOS de Viana do Castelo, a situação está "estabilizada".

Na sexta-feira, as águas do rio Lima afetaram um restaurante em Ponte da Barca, situado junto às margens, obrigando ao seu encerramento.

Tópicos
pub