Relação do Porto confirma condenação de ex-comandante da GNR de Vila do Conde

por Lusa

Porto, 13 abr (Lusa) - O Tribunal da Relação do Porto confirmou "integralmente" a decisão de primeira instância que condenou um ex-comandante da GNR de Vila do Conde por prestar "favores" a amigos em troca de benefícios, informou hoje a Procuradoria-Geral Distrital (PGD).

A 14 de maio de 2015, o ex-comandante da GNR de Vila do Conde tinha sido condenado, em tribunal de 1.ª instância, a um ano e dois meses de prisão, pena suspensa na sua execução, e a uma multa de 2.520 euros por prestar "favores" a amigos em troca de benefícios.

Além do sargento-adjunto, o tribunal condenou ainda, no âmbito do mesmo processo, dois de quatro militares do mesmo posto da GNR, um a um ano e seis meses de prisão, pena suspensa na sua execução, e outro a uma multa de 1980 euros.

Numa nota que a PGD publica hoje na sua página eletrónica, lê-se que o Tribunal da Relação do Porto "confirmou integralmente a decisão do Tribunal da Instância Central da Comarca do Porto, Vila do Conde, secção criminal".

"Os factos reportam-se à atividade que os arguidos desenvolveram, enquanto elementos do posto territorial da GNR de Vila do Conde nos anos de 2011 e 2012" e os guardas-republicanos estavam acusados de, "a troco de vantagens diversas", praticarem "atos contrários ao exercício das funções públicas que desempenhavam".

pub