Roupa criada na Universidade da Beira Interior doada a orfanatos africanos

por Lusa

Covilhã, Castelo Branco, 31 mai (Lusa) - Cerca de uma centena de peças de roupa criadas por alunos da Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, vão ser doadas a orfanatos em África, disse hoje aquela instituição de ensino superior.

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, a UBI explica que as peças foram criadas por 48 alunos da licenciatura de Design de Moda, depois de um desafio lançado aos estudantes por uma docente deste curso.

"A roupa foi produzida por grupos de oito elementos, a partir dos pressupostos estabelecidos pela Organização Não Governamental `Little Dresses for África`, cujo nome institucional parte de uma das ações que executa e que consiste em produzir pequenos vestidos com material reciclado, dando a estes uma segunda vida", é referido na nota da UBI.

Segundo a informação, a roupa produzida na Covilhã é feita a partir de roupas ou outros têxteis em desuso e "lixo limpo de empresas", tais como as "sobras de material têxtil gerado, principalmente, do plano de corte de modelagens".

De acordo com a docente que realizou a proposta feita aos alunos, com este projeto "pretendeu-se que os alunos do ensino superior tivessem contacto com os processos de design - todas as suas metodologias (pesquisa, criação e desenvolvimento)", refere Rafaela Norogrando, citada na nota de imprensa.

Antes de serem doadas, as peças vão estar em exposição no Museu Nacional do Traje, em Lisboa, até 15 de setembro.

Tópicos
pub