Se revertemos na educação "não vamos ter o progresso alcançado", avisa Nuno Crato

por Antena 1

Foto: Lusa

Nuno Crato fala em progresso de décadas complementado com o trabalho dos últimos anos. É desta forma que o antigo ministro da Educação avalia os resultados do Pisa, o mais reconhecido relatório internacional sobre educação.

É desta forma que Nuno Crato avalia os resultados do Pisa, o mais reconhecido relatório internacional sobre educação. O documento mostra que, pela primeira vez, os alunos portugueses com 15 anos registaram notas acima da média dos países da OCDE a Matemática, Ciências e leitura.

O PISA, na sigla em inglês, é um Programa Internacional de Avaliação de Alunos, em que Portugal participa desde 2000 e que se dirige aos alunos de 15 anos, entre o 7.º e o 12.º ano.

No ano passado, os resultados portugueses foram os melhores de sempre. Em declarações à Antena 1, o antigo ministro da Educação considera que é preciso estudar as políticas mais recentes que levaram Portugal a este sucesso, pois considera serem medidas que complementaram o trabalho desenvolvido ao londo de vários anos.

Nesta entrevista à Antena 1, Crato pede agora cuidado para não reverter as medidas que levaram Portugal a estes resultados.
pub