Ser professor efetivo precisa de cinco contratos seguidos e 12 anos de serviço

por Ana Jordão

Durante seis semanas houve intensas negociações entre o Ministério da Educação e o sindicato dos professores. Em causa esteve a contratação de mais professores ao abrigo da vinculação extraordinária, que apenas vai admitir cerca de 3000 docentes.

Sem acordo, dois mil docentes não entram nos quadros, mas outros três mil professores contratados garantem um lugar nos quadros, ao abrigo da vinculação extraordinária.

Vão poder candidatar-se todos os professores que tenham cinco contratos nos últimos seis anos e pelo menos 12 anos de serviço.

Para a vinculação vai ser aplicado o critério da graduação profissional, que tem em conta a média final de curso e o tempo de serviço de cada docente.

Mas os sindicatos não estão satisfeitos. A Fenprof acredita que o número de professores que vão entrar nos quadros é insuficiente.

O secretário-geral Mário Nogueira admite recorrer ao Parlamento para que haja alterações e mais professores sejam vinculados.

Já para o secretário-geral da FNE, João Dias da Silva, não entende o porquê de professores com três contratos seguidos não terem direito á vinculação.
pub