Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Sindicato dos Funcionários do SEF anuncia greve para 11 e 12 de agosto

por RTP
Lusa

O Sindicato dos Funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SINSEF) anunciou terça-feira uma greve para os dias 11 e 12 de agosto para reivindicar "melhores condições" e "maior dignificação" das carreiras não policiais.

A presidente do sindicato, Manuela Niza, saúda o anúncio de recrutamento de pessoal publicado hoje em Diário da República, mas avisa que sem uma carreira específica para a componente não policial, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras vai continuar a perder pessoas.

Os funcionários da atividade não policial que representam quase metade do SEF como um todo, não estão enquadrados numa carreira específica desde 2008.

Em janeiro, no primeiro contacto com a tutela, a própria ministra deu sinais de querer resolver a situação, mas mais tarde apontou constrangimentos orçamentais. Uma falsa questão, sublinha Manuela Niza do Sindicato dos Funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Este argumento vai estar presente na reunião com a ministra da Administração Interna marcada para a próxima sexta-feira, ainda antes da greve marcada para os dias 11 e 12 de agosto.

Dando conta desta reunião, fonte oficial do Ministério da Administração Interna disse à Antena 1 não haver qualquer comentário a fazer nesta altura.
pub