"Temos que garantir que o conhecimento que é produzido com fundos públicos é disponibilizado à sociedade".

por João Fernando Ramos, Rui Sá

Esta é a semana Internacional do Acesso Aberto ao Conhecimento, Fernanda Rollo, a Secretária de Estado do Ensino Superior lembra a importância de uma iniciativa que permite a disponibilização livre na Internet de cópias gratuitas, online, de artigos de revistas científicas, comunicações em conferências, bem como relatórios técnicos, teses e documentos de trabalho.
"Temos que garantir que o conhecimento que é produzido com fundos públicos é disponibilizado à sociedade".
Este ano a Semana Internacional do Acesso Aberto (Open Access Week) decorre de 24 a 30 de outubro.

No Jornal 2, a Secretária de Estado do ensino superior, que é também historiadora, e membro da Sociedade Internacional para os Estudos da Primeira Guerra Mundial como editora da secção de Portugal da International Encyclopedia of the First World War, lembra o papel das mulheres naquele conflito, o tema do Postal da Grande Guerra desta semana.

As republicanas organizam-se na Cruzada das Mulheres Portuguesas e, copiando o que se passava nos outros países, querem fomentar o trabalho feminino: como enfermeiras , na indústria, na agricultura, no ensino infantil.

Ao longo dos anos, a Cruzada prestou assistência aos militares mobilizados, às mulheres que ficavam e aos filhos dos combatentes.
O país desdobrou-se em iniciativas femininas.
pub