Território de Malcata e Alto Côa quer ser primeiro destino ciclável do país

por Lusa

O território Malcata e Alto Côa, que abrange os municípios de Almeida, Sabugal e Penamacor, nos distritos de Guarda e Castelo Branco, pretende ser o "primeiro destino ciclável do país", foi hoje anunciado.

Os municípios promotores referem, em nota hoje enviada à agência Lusa, que pretendem, "a curto prazo, implementar uma rede estruturada de infraestruturas de apoio à promoção da mobilidade suave, enquanto ferramenta preferencial para a visitação e contemplação dos patrimónios naturais".

O projeto surge "tirando partido da ampla rede de estradas secundárias" existente no território, sendo que algumas, pelas suas características, "são, per si, um potencial motivo de atratividade".

Os denominados Circuitos de Mobilidade Suave e Inclusiva "complementarão e aproveitarão a oferta de turismo de natureza já existente (percursos pedestres, centros de BTT e Grandes Rotas Pedestres), dando resposta a uma procura crescente na utilização das duas rodas, quer itinerante quer de lazer centrado num ponto de alojamento", lê-se na nota.

As autarquias de Almeida, Sabugal e Penamacor referem ainda que o projeto, que assenta no conceito "Bicicleta para Todos", é "mais um passo importante rumo à especialização do território e à ambição de o transformar num importante destino turístico a nível nacional e internacional".

O plano tem enquadramento em ações previstas na candidatura daquele território à Carta Europeia de Turismo Sustentável no âmbito do aviso de concurso "Património Natural" lançado pelo Programa Operacional Regional do Centro, no domínio Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, é indicado.

O processo de candidatura à Carta Europeia de Turismo Sustentável está em curso e envolve as Câmaras Municipais do Sabugal, Penamacor e Almeida e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, entre outras entidades locais e regionais.

A candidatura, liderada pela autarquia do Sabugal, presidida por António Robalo, integra o território constituído pelos três municípios, que abrange a Reserva Natural da Serra da Malcata, o Sítio de Interesse Comunitário da Malcata e a Zona de Proteção Especial Serra da Malcata (Rede Natura 2000).

 

 

Tópicos
pub