Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Tribunal decide libertar Duarte Lima da prisão domiciliária

por RTP com Lusa
Manuel de Almeida, Lusa


Foi hoje decretada pelo tribunal a libertação de Duarte Lima, que se encontrava em prisão domiciliária. Segundo o advogado do antigo dirigente social-democrata, ouvido pela agência Lusa, na base desta decisão judicial está o entendimento de que o perigo de fuga é agora diminuído.

"Houve reapreciação da medida de coação e considerou-se que o perigo de fuga e outros do género estão diminuídos", disse o advogado Raul Soares da Veiga, que se manifestou de acordo com a decisão judicial conhecida esta quarta-feira. Ainda assim, nas declarações que fez à Lusa, o causídico considerou-a "tardia".
O advogado Raul Soares da Veiga adiantou que Duarte Lima, até hoje em casa com pulseira eletrónica, já foi notificado da decisão.

A 7ª Vara Criminal de Lisboa mantivera em meados de março a prisão domiciliária aplicada a Duarte Lima, um dos seis arguidos em julgamento no processo relacionado com compra de terrenos em Oeiras, por via de um empréstimo do Banco Português de Negócios.

Duarte Lima é acusado de três crimes de burla qualificada, dois crimes de branqueamento de capitais e um crime de abuso de confiança na forma agravada. Esteve em prisão preventiva até maio de 2012, altura em que viu alterada a medida de coação.

Tópicos
pub