Um bombeiro ferido e pessoas retiradas de dezenas de casas em Gondomar

| País

Um bombeiro ficou ferido, uma casa desabitada ardeu, várias pessoas foram retiradas de "algumas dezenas de casas" em perigo e o concelho está a ficar sem acessos, disse aos jornalistas o vereador da câmara de Gondomar, Fernando Paulo.

"Há várias frentes de fogo. Temos três postos de comando e a serra das flores voltou a arder. Está a ficar isolado o acesso ao concelho, uma vez que a autoestrada e a estrada marginal estão cortadas", explicou o vereador, adiantando que em causa estão as duas freguesias de Gondomar - Foz do Sousa e Covelo -- com maior mancha florestal.

O vereador explicou ainda que um bombeiro ficou ferido no combate às chamas, mas não se sabe a gravidade dos ferimentos, e ainda que "várias pessoas foram retiradas de casas", mas "neste momento [cerca das 17:00] não há ninguém em perigo".

"O que temos é pessoas em choque e técnicas de segurança social a apoiá-las", disse.

O vereador não soube precisar o número de casas que tiveram de ser evacuadas e o número de pessoas que tiveram de ser retiradas, dizendo apenas que "algumas dezenas de casas tiveram em perigo".

"O vento é constante e está sempre a mudar de orientação e os focos de incêndio pulverizam-se", acrescentou.

Um incêndio na freguesia do Covelo, Gondomar, aproximou-se ao início da tarde do lugar de Leverinho, colocando em perigo casas, bombas de gasolina e até botijas de gás que fornecem o aquecimento a um pavilhão gimnodesportivo.

Às 17:15, estavam a combater o incêndio 173 operacionais apoiados por sete aviões.

A informação mais vista

+ Em Foco

Na semana em que se assinala o início da II Guerra Mundial, a RTP conta histórias de portugueses envolvidos diretamente no conflito.

    Entrevista Olhar o Mundo a um dos autores e investigadores militares mais reconhecidos do mundo anglo-saxónico.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.