Vacina BCG só deve estar disponível no fim deste mês

por Lusa

O fornecimento da vacina contra a tuberculose (BCG) só deve ficar regularizado no final deste mês, segundo a Direção-geral da Saúde, que lembra que se trata de um problema de produção do laboratório que a fabrica para a Europa.

A subdiretora-geral da Saúde, Graça Freitas, disse hoje à agência Lusa que a última informação disponível aponta para que a vacina BCG só volte a estar disponível no fim de agosto, depois de estar indisponível nos hospitais e centros de saúde desde maio.

As dificuldades de fornecimento, que começaram em março, estão ligadas a problemas com a produção no único laboratório que fabrica a vacina para a Europa, um laboratório público na Dinamarca.

A regularização do fornecimento devia ter acontecido no início deste mês, mas, segundo Graça Freitas, os lotes da vacina não revelaram conformidade de segurança total.

"Assim não vamos ter esses lotes, mas estamos à espera de lotes novos para finais de agosto", acrescentou.

Quando a situação for regularizada, as crianças não vacinadas à nascença começarão a ser chamadas para receberem as vacinas nos centros de saúde, que deverão gerir os seus `stocks`.

A Direção-Geral de Saúde (DGS) tem insistido que o problema de fornecimento da BCG "não constitui risco para a saúde pública", até porque a prevenção e o controlo da tuberculose se baseia em várias medidas, "além da vacinação dos recém-nascidos".

A única vacina BCG que está autorizada em Portugal, e na maioria dos países europeus, é produzida por um laboratório público da Dinamarca, mas, nos últimos anos, o fornecimento da vacina tem sofrido interrupções de duração variável.

Esta vacina tem um prazo de validade mais curto do que as outras vacinas do Programa Nacional de Vacinação, não permitindo armazenamentos de longo prazo.

Tópicos
pub