Valongo lança "Manual Breve de Cidadania Local" para criar "Super Cidadãos"

por Lusa

Valongo, Porto, 05 dez (Lusa) - A câmara de Valongo lança quarta-feira o livro "Manual Breve de Cidadania Local", uma obra cuja finalidade é a "formação de uma comunidade mais plena e mais democrática", refere o presidente da autarquia, José Manuel Ribeiro.

De acordo com informação da câmara de Valongo, distrito do Porto, esta manual conta com textos da autoria de António Cândido de Oliveira, professor, e ilustrações de Telmo Quadros, arquiteto, enquanto a coordenação editorial é de José Manuel Ribeiro.

"Este manual resulta de um desafio que lancei e é mais uma ferramenta e um passo decisivo no empoderamento dos cidadãos, tendo em vista a formação de uma Comunidade mais plena e mais democrática", explica o presidente da câmara de Valongo.

O autarca, que também assina o prefácio desta edição que estará disponível de forma gratuita para a população através de versão eletrónica, acredita que "uma comunidade mais esclarecida é uma comunidade mais autónoma", daí que diga estar a apostar na formação de "Super Cidadãos".

"`Super Cidadãos` que consigam compreender de forma crítica e entusiasmada, sem dependerem de terceiros, os problemas, os desafios, os sucessos e os insucessos da comunidade e, dessa forma, serem mais participativos na gestão local, quer pública quer das instituições que integram o tecido socioeconómico local, metropolitano, nacional e europeu", descreve José Manuel Ribeiro.

A apresentação do "Manual Breve de Cidadania Local" está agendada para quarta-feira, às 18:00, no Museu Municipal de Valongo, numa cerimónia presidida pelo Ministro-Adjunto, Eduardo Cabrita.

A informação camarária acerca da obra completa que "este livro tem por finalidade apresentar noções básicas de cidadania a nível local, dedicando especial atenção aos municípios e freguesias".

Tópicos
pub