Vento muito forte provocou destruição em aldeia serrana

por Antena 1

O mau tempo que tem afectado o país, nas últimas horas, não causou estragos de maior mas houve uma situação mais complicada na aldeia de São Paio, Gouveia, onde uma ventania muito forte que durou apenas alguns segundos deitou abaixo árvores muros e causou danos nalguns telhados.

O adjunto nacional da Proteção Civil, Marco Martins, contou à Antena 1 que Coimbra, Viseu e Lisboa foram os distritos onde houve o maior número de incidentes provocados pelo mau tempo.

"Foi uma situação muito local e tudo indica que tenha sido um 'minitornado'. Foram dez segundos de pavor. Alguns (habitantes) dizem que parecia um avião a despenhar-se e outros que parecia um camião a rebolar na estrada", contou à agência Lusa a presidente da Junta de Freguesia de São Paio, Glória Lourenço.

Segundo a autarca, o episódio ocorreu pouco depois das 18h00, apenas numa zona da aldeia, e causou danos materiais numa extensão de cerca de um quilómetro.

"Passou pelo campo de futebol e derrubou totalmente o muro de proteção, destelhou casas, arrancou chaminés, derrubou algumas árvores, cedros e pinheiros enormes, que caíram sobre os fios da eletricidade e provocaram o corte de energia elétrica", concretizou Glória Lourenço.

Após o alerta, estiveram em São Paio elementos da PSP, da GNR, da Proteção Civil e dos Bombeiros Voluntários de Gouveia, entre outras entidades, que desimpediram as vias, retiraram as árvores e restabeleceram a energia elétrica na área atingida, tendo a situação ficado normalizada durante a noite.

"Não há feridos e não houve necessidade de realojar ninguém", adiantou a presidente da Junta de Freguesia.
pub