Viseu foi o distrito com mais investimentos em instalações e quartéis da GNR

por Lusa

Sátão, Viseu, 28 nov (Lusa) - A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, afirmou hoje que Viseu foi o distrito que mais investimentos registou, nos últimos quatro anos, no que toca a instalações e equipamentos da Guarda Nacional Republicana (GNR).

"Existem quartéis que ainda precisam de obras, mas o distrito de Viseu foi aquele que mais investimento teve em quartéis, instalações e equipamentos da GNR, nomeadamente nos últimos quatro anos", revelou.

No final da inauguração do novo posto territorial da GNR de Sátão, Constança Urbano de Sousa admitiu à agência Lusa que o posto territorial da GNR de Vila Nova de Paiva é atualmente um dos que estão em pior estado no distrito de Viseu.

"Está na nossa lista de prioridades, no âmbito da Lei de Programação das Infraestruturas e Equipamentos das Forças de Segurança, que está neste momento em discussão na Assembleia da República. Será um daqueles que entrarão no topo das prioridades", informou.

Durante a cerimónia de inauguração do novo posto da GNR de Sátão, o presidente da Câmara, Alexandre Vaz, aproveitou para solicitar à representante do Governo o reforço do número de militares daquela força policial no concelho.

Em relação ao pedido deixado pelo autarca de Sátão, a ministra da Administração Interna considerou que a gestão dos efetivos "é sempre uma gestão difícil de fazer", no entanto, acredita que o concelho possui "um efetivo muito razoável", constituído por 19 militares.

O investimento realizado pelo Ministério da Administração Interna no novo posto territorial da GNR de Sátão rondou os 928 mil euros.

Ao início da manhã, a ministra da Administração Interna participou também na inauguração das obras de remodelação do posto territorial de Oliveira de Frades, também ele no distrito de Viseu.

O investimento realizado rondou os 400 mil euros e permitiu "a ampliação geral do edifício e a sua inteira remodelação".

"Esta inauguração constitui também a superação de um desafio que se coloca ao país, sendo demonstrativa a regra seguida pelo Ministério da Administração Interna: investir, de forma estratégica, olhando para os recursos disponíveis com vista a maximizar o seu serviço ao público", referiu.

Durante a tarde terá ainda lugar, no distrito, a inauguração do Destacamento da GNR de Mangualde, uma obra cujo investimento rondou os dois milhões de euros.

A inauguração está agendada para as 15:00, estando previstas as presenças do primeiro-ministro, António Costa, e da ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa.

Tópicos
pub