Adjunto de António Costa para os Assuntos Regionais demitiu-se

por RTP

Rui Roque declarou ter uma licenciatura que afinal não tem e apresentou a demissão. O primeiro-ministro já aceitou o pedido do seu adjunto para os Assuntos Regionais.

No despacho de nomeação e na nota curricular, Rui Roque era apresentado como licenciado em engenharia eletrónica e de computadores pela Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Mas este adjunto do primeiro-ministro não aparecia no sistema informático como licenciado e não há registo de ter solicitado as equivalências no processo de Bolonha.

Rui Roque tinha admitido durante a tarde de terça-feira que a sua situação académica necessitava de alguns esclarecimentos.

Rui Pedro Lizardo Roque, de 38 anos, natural de Granja do Ulmeiro, concelho de Soure, apresentou por escrito o seu pedido de demissão ao primeiro-ministro, o qual foi aceite por António Costa logo que regressou a São Bento, ao início da noite.
Antigo militante da JS

No gabinete do primeiro-ministro, Rui Roque foi até agora responsável pela preparação das visitas de António Costa em território nacional, sobretudo aquelas que se realizam fora de Lisboa.

Antigo militante da Juventude Socialista e dirigente associativo, Rui Roque esteve envolvido na organização das campanhas nacionais do PS para as eleições legislativas de 2011, na fase final da liderança de José Sócrates, e em 2015, nesta já com António Costa no cargo de secretário-geral dos socialistas.

Na Granja do Ulmeiro (no município de Soure, distrito de Coimbra), Rui Roque é membro da Assembleia de Freguesia, tendo sido eleito pelo PS as eleições autárquicas de 2013.

Segundo o Observador, na segunda-feira, após ter sido confrontado com dúvidas sobre a conclusão da sua licenciatura na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Rui Roque eliminou várias fotos e referências que eram públicas no seu perfil no Facebook.

Ainda de acordo com o site, na sua página no Facebook, o ex-assessor de António Costa exibia a seguinte citação de Mark Twain: "É mais fácil enganar as pessoas do que convencê-las de que elas foram enganadas".

pub