Bacelar Gouveia sublinha que composição do Tribunal Constitucional é diferente do ano passado

| Política
Bacelar Gouveia sublinha que composição do Tribunal Constitucional é diferente do ano passado

Foto: Miguel A. Lopes/Lusa

O constitucionalista Jorge Bacelar Gouveia sublinha que a composição do Tribunal Constitucional (TC) é diferente em relação ao ano passado, altura em que o órgão fiscalizou de forma sucessiva o Orçamento do Estado para 2012.

“Há uma questão nova, que é a diferente composição dos juízes, porque há novos juízes no TC”, refere Bacelar Gouveia, em declarações à RTP. O constitucionalista acredita que o tribunal deverá decidir de forma célere e “até abril, no máximo maio, teremos uma decisão”.

Depois de ter sido anunciado que o Presidente da República pediu ao TC que analise as normas do Orçamento do Estado para 2013 referentes à suspensão do subsídio de férias em geral e do subsídio dos reformados e à contribuição extraordinária de solidariedade, Bacelar Gouveia considera que Cavaco Silva podia ter ido mais longe nas normas a avaliar pelo órgão.

“Cavaco Silva fez um pedido restrito, porque tem sido discutida a inconstitucionalidade de muitas outras normas, além destas cuja fiscalização requereu. Haveria outras questões cuja inconstitucionalidade deverá ser requerida por parte dos partidos da oposição”, recorda. O número de escalões do IRS é um exemplo.

(com Sandra Henriques)

Relacionados:

A informação mais vista

+ Em Foco

O Conselho Europeu informal de Salzburgo tem em cima da mesa dossiers sensíveis, com a imigração e o Brexit no topo da agenda. A RTP preparou um conjunto de reportagens especiais sobre esta cimeira.

    Nas eleições primárias, alguns dos mais conceituados senadores democratas foram vencidos por candidatos mais jovens, progressistas e, alguns deles, socialistas.

      Em 1995, dois estudantes desenvolveram um motor de pesquisa. Dois anos depois, Andy Bechtolsheim passou um cheque no valor de 100 mil dólares. Nesse dia, fez-se história: a Google nasceu.

        A Austrália enfrenta a maior seca de que há memória, afetando agricultores e criação de gado.