Cavaco Silva promove Fernando Lima a consultor do Chefe da Casa Civil da Presidência

por RTP
A relação fiel de muitos anos vai manter-se Dr

Referenciado no caso das escutas a Belém como tendo sido a alegada fonte que terá feito chegar às redacções dos jornais a notícia que encheu os títulos da Comunicação Social no Verão deste ano, Fernando Lima, assessor da Presidência da República, foi promovido pelo Presidente da República ao caro de Consultor do chefe da Casa Civil do Presidente.

A promoção é notícia na edição desta quarta-feira do matutino lisboeta "Diário de Notícias" que cita informações inseridas no site oficial da Presidência da República. Na página oficial da Presidência fica ainda a saber-se que Ana Zita Gomes se junta a José Carlos Vieira como consultora para a Comunicação Social.

Fernando Lima foi afastado há cerca de dois meses da assessoria para a Comunicação Social em consequência da alegada polémica da divulgação dos alegados casos de vigilância que causaram mau estar e um clima de crispação entre o Palácio de Belém e o Palácio de São Bento.

Só agora, mais concretamente esta terça-feira, que foi publicado no site da Presidência da República o novo organigrama da Casa Civil da Presidência da República que dá conta da promoção ao cargo de consultor do Chefe da Casa Civil da Presidência da República.

Alfredo Barroso, antigo chefe da Casa Civil de Mário Soares, citado pelo "DN", é peremptório a afirmar que houve de facto uma promoção, já que «esta é uma promoção e até significa mais poder, pois lida com todas as áreas e não apenas com a da comunicação social.». Para Alfredo Barroso e em jeito de ironia, «Fernando Lima passa a ser o "vice-chefe da Casa Civil", o que na prática já era».

Com opinião contrária surge um dos membros fundadores da estrutura da Casa Civil, no tempo de Ramalho Eanes, que não considera a subida de Fernando Lima no organigrama da Presidência uma "promoção" mas apenas "um arranjo interno" justificando a opinião com o facto de «assessor já é o topo, por isso, não pode subir mais. Pode é passar a consultor para ganhar mais liberdade».

Competência exclusiva do Presidente da República"A composição e a estrutura da Casa Civil são uma competência exclusiva do Presidente da República e do chefe da Casa Civil, como aliás acontece nos outros órgãos de soberania", afirma o chefe da Casa Civil, José Manuel Nunes Liberato, numa declaração enviada à Lusa pela assessoria para a comunicação social.

Ainda segundo Nunes Liberato,"por uma questão de transparência, a Presidência da República publica no seu 'site'a composição da Casa Civil e Militar".

No mesmo organigrama publicado no site da Presidência da República fica a saber-se que João Vasco Palma Fialho que ocupava o cargo de assessor para as Relações Internacionais passa agora a desempenhar as funções de adjunto da Casa Civil.

Para o lugar de Palma Fialho nas Relações Internacionais foi agora nomeado Mário Martins, desempenhando o cargo de consultor daquele núcleo.

Tópicos
pub