Última Hora
Ministro das Finanças vai ser ouvido na comissão parlamentar de Orçamento

Coligação aprova listas conjuntas de candidatos a deputados

por Pedro André Esteves, Lígia Veríssimo, António Limão, João Martins, Mário Santos

Fotografia: José Sena Goulão - Lusa

Os conselhos nacionais do PSD e CDS-PP aprovaram na última noite as listas de candidatos a deputados para as próximas legislativas. Os secretários de Estado Pedro Lomba e Manuel Rodrigues estreiam-se nas listas, com o CDS também a apresentar alguns nomes novos.

Também não se recandidatam a deputados Pedro Lynce, Couto dos Santos, Miguel Relvas e José Manuel Canavarro, todos eles cabeças de lista pelo PSD nas legislativas de 2011.

O líder parlamentar do PSD explicou que há "nos cabeças-de-lista uma renovação de cerca de 70 por cento face àquilo que aconteceu em 2011" e que, "quanto às listas no seu conjunto, a renovação atingirá cerca de 60 por cento nos candidatos do PSD, e cumprirá uma participação de cerca de 40 por cento de mulheres".
As listas de candidatos indicados pelo PSD às legislativas foram aprovadas por unanimidade pelo Conselho Nacional.
Uma das mulheres que está de saída das listas é Assunção Esteves, que nesta legislatura assumiu a presidência da Assembleia da República.

A saída de Mota Amaral também se confirma. António Rodrigues e António Prôa, atuais deputados por Lisboa, também não constam das listas de nomes indicados pelo PSD para as legislativas de 4 de outubro, que são conjuntas com o CDS-PP, através da coligação Portugal à Frente.

De fora das listas ficaram também autarcas com pelouros. A regra atingiu Fernando Costa, histórico líder do município das Caldas da Rainha. A aprovação da lista que se apresenta no distrito de Leiria tornou-se mesmo a mais complicada da noite.

Luís Marques Guedes, que ficou fora das listas de 2011, ocupa agora o quarto lugar da lista por Lisboa. Pedro Lomba é o quarto por Faro, e Manuel Rodrigues o segundo por Coimbra. Outro regresso é o de Regina Bastos, como terceira candidata por Aveiro.

Paula Teixeira da Cruz, que há quatro anos foi segunda por Lisboa, atrás do independente Fernando Nobre, este ano ocupa o terceiro lugar dessa lista, a seguir ao Passos Coelho e a Paulo Portas.

As listas de candidatos indicados pelo PSD às legislativas foram aprovadas por unanimidade pelo Conselho Nacional.

Em declarações aos jornalistas, enquanto decorria a reunião do Conselho Nacional do PSD que aprovou as listas de candidatos às legislativas, Luís Montenegro considerou que essas listas "não têm suscitado nenhuma contestação" e que a sua elaboração decorreu com "total e perfeita normalidade".
"Grande motivação"
Luís Montenegro descreveu o ambiente na coligação PSD/CDS-PP como de"grande motivação", de "grande ambição" e de "grande confiança" face à campanha eleitoral que se avizinha.

"Estamos cada dia que passa mais motivados e mais mobilizados para cumprirmos o grande desafio que é renovar a maioria absoluta dos deputados na Assembleia da República na próxima legislatura, continuar a cumprir o nosso programa de transformação e de recuperação de Portugal", acrescentou.

Também o CDS-PP aprovou as listas de candidatos na última noite, com 95 por cento de votos favoráveis. O deputado Telmo Correia anunciou, já madrugada dentro, que houve 135 votos favoráveis, seis contrários e um em branco.

Correia desvalorizou o facto de cerca de uma dezena de representantes da Federação dos Trabalhadores Democratas-Cristãos terem abandonado as instalações imediatamente antes da votação, em protesto por não verem qualquer dos seus nomes escolhidos.

(c/Lusa)
pub