Coligação divulga primeiros lugares das listas sem nomes do CDS-PP

por Carlos Santos Neves - RTP
Nas listas da coligação Portugal à Frente para as próximas eleições legislativas há sete mulheres nos lugares cimeiros Hugo Correia - Reuters

Foram revelados esta segunda-feira os cabeças-de-lista da coligação Portugal à Frente para as legislativas de 4 de outubro. Entre os nomes há sete mulheres, quatro governantes e três independentes. Como era esperado, todos os primeiros postos são ocupados por figuras da área laranja.

Pedro Passos Coelho é o cabeça de lista pelo círculo de Lisboa. Logo após o primeiro-ministro aparece Paulo Portas, número dois do Executivo. Ambos enfrentam diretamente, neste círculo, o secretário-geral socialista, António Costa.Assunção Esteves era mencionada, nos últimos dias, como potencial cabeça de lista por Vila Real. Ficou arredada.


No Porto, o número um é José Pedro Aguiar-Branco, titular da pasta da Defesa. Segue-se Marco António Costa, coordenador da Direção Nacional do PSD. O primeiro nome apontado pelo CDS-PP é o do ministro da Segurança Social, Pedro Mota Soares.

Da lista da coligação sobressai a escolha de sete mulheres, entre as quais um par de membros do Governo: a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, e a secretária de Estado Teresa Morais.

As demais são Teresa Leal Coelho, Nilza Sena, Margarida Mano, Berta Cabral e Sara Madruga Costa.
Ilhas separam águas

De resto, Passos Coelho, Maria Luís Albuquerque, José Pedro Aguiar-Branco e Teresa Morais são os únicos governantes a encabeçar listas.

Quanto a independentes, são cabeças-de-lista o deputado Carlos Abreu Amorim, a vice-reitora da Universidade de Coimbra Margarida Mano e o arquiteto José Carlos Barros, atual vereador na autarquia de Vila Real de Santo António.

Nas ilhas, as candidaturas são separadas. Mas a coligação anunciou também os respetivos cabeças-de-lista nos Açores e Madeira.
Os cabeças-de-lista

Açores:
Berta Cabral (PSD); Félix Rodrigues (CDS-PP/PPM)

Aveiro:
Luís Montenegro

Beja: Nilza Sena

Braga:
Jorge Moreira da Silva

Bragança:
Adão Silva

Castelo Branco:
Manuel Frexes

Coimbra:
Margarida Mano, independente

Europa: Carlos Gonçalves

Évora:
António Costa da Silva

Faro: José Carlos Barros, independente

Fora da Europa: José Cesário

Guarda: Carlos Peixoto

Leiria:
Teresa Morais

Lisboa: Pedro Passos Coelho

Madeira: Sara Madruga da Costa (PSD); José Manuel Rodrigues (CDS-PP)

Portalegre:
Cristóvão Crespo

Porto:
José Pedro Aguiar Branco

Santarém: Teresa Leal Coelho

Setúbal: Maria Luís Albuquerque

Viana do Castelo: Carlos Abreu Amorim, independente

Vila Real:
Luís Ramos

Viseu:
António Leitão Amaro
Tópicos
pub