Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Direita avança com moção de rejeição do Programa de Costa

por RTP
O Programa do XXI Governo Constitucional começa a ser debatido esta quarta-feira na Assembleia da República Hugo Correia - Reuters

Na véspera de dois dias de debate parlamentar do Programa do XXI Governo Constitucional, o PSD confirma que vai apresentar, em coordenação com o CDS-PP, uma moção de rejeição do documento. É uma iniciativa que estará condenada à partida, tendo em conta a maioria de esquerda, mas que serve para marcar uma posição política.

A via de uma moção de rejeição pela mão da direita parlamentar foi confirmada ao início da tarde desta terça-feira por fonte do partido de Pedro Passos Coelho, citada pela agência Lusa.O núcleo duro do PSD esteve reunido durante a manhã.

Foi no seio da Comissão Permanente dos social-democratas - composta por presidente, vice-presidentes e líder parlamentar - que a decisão ficou selada.

O debate do Programa do Governo socialista na Assembleia da República decorre quarta e quinta-feira. A moção de rejeição terá de ser votada após o cair do pano sobre a discussão parlamentar.

Em funções desde a passada quinta-feira, o Executivo de António Costa tem o respaldo de acordos assinados com o Bloco de Esquerda, o PCP e o Partido Ecologista “Os Verdes”. As quatro forças políticas ocupam 122 dos 230 assentos do Parlamento.

Os entendimentos à esquerda pressupõem a rejeição de “qualquer solução” de poder que envolva PSD e CDS-PP e de “qualquer iniciativa que vise impedir a solução governativa alternativa”.

c/ Lusa
Tópicos
pub