Entrevista a António Costa

| Especial Informação
Entrevista a António Costa

A ver: Entrevista a António Costa

O líder do PS, António Costa, deu uma entrevista à RTP a partir da Sede do PS, no largo do Rato, em Lisboa. António Costa não escondeu o seu desagrado para com o atual Governo.

Quanto a questões económicas, Costa disse que Portugal recuou dez anos na riqueza produzida pelo país, adiantando que Portugal não está mais equilibrado nas contas. "Temos uma dívida superior à que tínhamos no início do programa de ajustamento", destacou.

O líder socialista atacou o atual Governo, afirmando que o executivo "acredita numa estratégia de empobrecimento", acrescentando ainda que o "Governo confundiu rigor com corte de salários e pensões".

Quanto a propostas, "a primeira prioridade tem a ver com a estabilidade de rendimentos". Costa acredita que tem que se promover uma maior atividade económica, passando pelo aumento do salário mínimo nacional.

"Temos que ter uma política de emprego dirigida aos jovens, e também dirigida aos desempregados de longa duração", afirmou, dando ênfase ao número de portugueses sem emprego ou "desencorajadas de procurar emprego".
Programa do PS

Costa deixou ainda claro que "a mudança política em Portugal ajudará a mudar o xadrez na Europa".

"O nosso país tem que ter a ambição de poder regressar à situação em que estava aquando da entrada da União Europeia", sublinhou.

O líder socialista avançou a data de apresentação do programa do Governo: "Dia 6 de Junho apresentaremos o programa de Governo".

A informação mais vista

+ Em Foco

A ONU alerta para um ano de grande instabilidade e de necessidades maiores por parte da população civil.

Os dias estão mais quentes e não é por causa do advento da primavera. A razão está identificada - as alterações climáticas fazem-se sentir em todo o planeta e as consequências espelham-se em fenómenos extremos.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.