Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Ferro Rodrigues acusa Durão Barroso de lavar as mãos na resposta à crise

por Lusa

Santa Cruz, Torres Vedras, 28 ago (Lusa) -- Eduardo Ferro Rodrigues, ex-secretário-geral do PS, acusou hoje Durão Barroso de ter procurado lavar as mãos de qualquer responsabilidade na resposta da Europa à crise das dívidas soberanas.

"Lamento muito que Durão Barroso para se defender a si próprio tenha defendido o indefensável em matéria europeia e matéria nacional", afirmou Ferro Rodrigues, aludindo à intervenção do ex-presidente da Comissão Europeia na Universidade de Verão do PSD.

Na intervenção, José Manuel Durão Barroso alertou para a necessidade do vencedor das eleições legislativas levar a cabo "uma política responsável", para não colocar em causa os "ganhos de credibilidade" acumulados nos últimos anos.

"Para apoiar o seu partido de sempre, fugiu à realidade e à verdade dos factos", acrescentou, considerando que Durão Barroso "procurou lavar as mãos de qualquer responsabilidade dele próprio e da comissão [Europeia] a que presidiu em tudo aquilo que se passou como reposta da Europa à crise internacional".

Para Ferro Rodrigues foi "uma resposta absolutamente errada" com as políticas de austeridade a serem levadas à prática " numa base de tentar penalizar os países mais frágeis, mais fracos e que mais sofreram com um euro que foi criado de uma forma desequilibrada e que não tinha capacidade de responder a desafios como os que vivemos".

Em Santa Cruz, onde hoje participou no acampamento de jovens socialistas, Ferro Rodrigues criticou também o Governo, acusando a coligação de, nos últimos quatro anos ter tido "um desprezo total" pelo sistema democrático.

Depois de terem criticado a governação socialista "por ser demasiado austeritária, por ter demasiadas políticas de corte nas funções sociais" e de dizerem que "os cortes nas gorduras do Estado chegavam para resolver todos os problemas do país, o que se passou foi que houve um total falsificação das suas palavras com a prática politica que foi conduzida" por Passos Coelho e Paulo Portas, "os mesmos que agora vão andar em duas caravanas a tocar concertina e dançar o solidó.

O socialista sublinhou ainda a importância das próximas eleições legislativas de 4 de outubro para que os portugueses "digam não" ao atual Governo e votem numa alternativa, personalizada por António Costa com quem, concluiu "haverá políticas novas nas áreas sociais e económicas".

Ferro Rodrigues falava num debate sobre "Refletir o presente, pensar o futuro", que decorreu no âmbito do `YES Summer Camp`, um acampamento de jovens socialistas europeus a cuja organização a JS se candidatou, estando reunidos em Santa Cruz cerca de mil jovens.

DYA // CC

Tópicos
pub