Governo vai adiar mudanças nos escalões do IRS

por Frederico Pinheiro - Antena 1
A grande reforma, prometida pelo Governo para o próximo ano, vai ficar na gaveta mais algum tempo Rafael Marchante - Reuters

O Governo vai adiar as alterações nos escalões do Imposto sobre Rendimentos Singulares (IRS), apurou a Antena 1, mas a promessa do Executivo para a redução dos impostos sobre o trabalho mantém-se. Para já, a prioridade vai para as mudanças nas deduções.

O Governo decidiu dar prioridade a mudanças nas deduções, de modo a tornar o imposto mais progressivo. Logo, menos pesado para quem ganha menos. O IRS é a segunda maior fonte de dinheiro para o Estado e o Executivo não quer arriscar na consolidação orçamental.

O Executivo já anunciou que vai aceitar mais gastos de Educação. E em cima da mesa está ainda o aumento das despesas totais neste segmento: um pedido dos parceiros de esquerda.

Já as mudanças nos escalões ficam, por agora, adiadas.

A grande reforma, prometida pelo Governo para o próximo ano, vai ficar na gaveta mais algum tempo.

Recorde-se que o atual Executivo governamental se comprometeu a baixar a taxa para os mais pobres, depois de o Governo anterior mudar o IRS e pôr em prática o "enorme aumento de impostos", nas palavras do antigo ministro das Finanças Vítor Gaspar.

A esquerda mantém a intenção. Mas só depois de o emprego recuperar de forma sólida, para evitar perdas de receita.
Tópicos
pub