Iraque recusa levantar imunidade diplomática a filhos de embaixador

por RTP
Rafale Machante, Reuters

Um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros tornou público o essencial da resposta iraquiana: o levantamento da imunidade diplomática aos filhos do embaixador envolvidos na agressão de Ponte de Sor é considerado "prematuro".

A nota do Ministério dos Negócios Estrangeiros dá conta dos termos da comunicação iraquiana, que não recusa em princípio o pedido português embora acabe por fazê-lo na prática, ao considerar "prematuro tomar uma decisão a respeito do pedido de levantamento de imunidade".

O titular da pasta dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, dissera anteriormente à imprensa que a resposta iraquiana estava a ser analisada, e que ele próprio iria analisá-la durante a tarde.
Por ocasião dessas declarações à imprensa, Santos Silva esclarecera também que a resposta das autoridades iraquianas será transmitida ao Ministério Público, remetendo para mais tarde uma "nota pública" sobre o assunto.

No entanto, a nota do MNE citada atrás limita-se a resumir o teor da resposta iraquiana, sem desenvolver quaisquer comentários sobre esta e sem indicar que medidas tenciona tomar o Governo português perante a recusa.

Em causa está o pedido, feito a 25 de agosto, de levantamento de imunidade diplomática dos dois jovens iraquianos, por alegadas agressões ao português Ruben Cavaco, em Ponte de Sor. O levantamento da imunidade diplomática é necessário para que o caso seja investigado.
pub