Jorge Cordeiro reafirma total liberdade e independência do PCP

por Lusa

Almada, Setúbal, 02 dez (Lusa) - O dirigente comunista Jorge Cordeiro assinalou hoje "contradições e possibilidades" na atual situação política e reiterou que o PCP mantém total liberdade e independência, recomendando que aprofunde a "luta de massas".

Intervindo perante os delegados no XX Congresso do PCP, Jorge Cordeiro resumiu o conteúdo da Proposta de Resolução Política que está em discussão, e sublinhou que o debate prévio que decorreu nas organizações comunistas permitiu perceber melhor "os avanços e limitações" na "rotura com a política de direita".

"O debate permitiu uma apreensão mais ampla do conjunto das contradições e possibilidades presentes na atual situação política. Permitiu revelar a natureza não antagónica entre objetivos de luta com melhorias e conquistas parciais e a luta pela transformação social", disse.

Para Jorge Cordeiro, da Comissão Política do PCP, na "nova fase da vida política nacional" o PCP não é força de apoio ou de suporte ao Governo PS mas contribuiu para que o governo iniciasse funções e desenvolvesse a sua ação.

Neste processo, o PCP "mantém total liberdade e independência políticas, orientando a sua análise e decisões a todo o momento em função do que serve os interesses dos trabalhadores e do país".

Jorge Cordeiro considerou que a "luta dos trabalhadores" teve um papel importante no curso dos acontecimentos que levaram à atual solução política, quer "enquanto fator de resistência, quer de avanço e conquista".

Por isso, sustentou, "a luta pela alternativa política, o papel da luta de massas, a convergência de democratas e patriotas e o reforço do PCP emergem como condições essenciais" para a concretização de uma "alternativa política".

A afirmação da "atualidade do socialismo", de uma "política patriótica e de esquerda como fator essencial à resposta aos problemas e aspirações dos trabalhadores" e da "urgente rutura com os constrangimentos e imposições externas" resultantes da dívida e da moeda única são as prioridades do PCP para os próximos quatro anos.

As teses apontam ainda a "luta de massas" como elemento decisivo para defender, repor e conquistar direitos e impor uma alternativa política" e o reforço da influência do PCP "na luta por uma política alternativa", disse.

O XX Congresso do PCP decorre no Complexo Municipal dos Desportos, Almada, e termina domingo.

 

pub