Lula "não me veio meter nenhuma cunha", afirma Passos

por RTP

Pedro Passos Coelho garantiu esta segunda-feira que Lula da Silva não tentou "meter nenhuma cunha" a favor da Odebrecht ou de outra empresa brasileira.

"O ex-presidente Lula da Silva não me veio meter nenhuma cunha para nenhuma empresa brasileira", começou por dizer o primeiro-ministro.

"Para ser uma coisa que toda a gente perceba direitinho, é assim. Não me veio dizer: há aqui uma empresa que eu gostava que o senhor, se pudesse, desse ali um jeitinho. Isso não aconteceu. E nem aconteceria, estou eu convencido, nem da parte dele, nem da minha parte", continuou Passos Coelho.

Esta é a resposta do primeiro-ministro à informação divulgada pela imprensa brasileira. O jornal O Globo revelou o teor de um telegrama em que o ex-Presidente do Brasil teria pedido a Pedro Passos Coelho para que este desse atenção aos interesses da Odebrecht na privatização da Empresa-Geral de Fomento.

Lula da Silva está a ser investigado por alegado favorecimento à construtora Odebrecht em negócios em Portugal e em Cuba. A empresa encontra-se envolvida na operação Lava Jato, que investiga eventuais desvios de dinheiro da Petrobrás, a gigantesca multinacional do setor energético e que é controlada pelo Estado brasileiro.

Em resposta aos jornalistas, no final de uma conferência, num hotel de Lisboa, o chefe do executivo adiantou que não recebeu nenhum pedido de informações das autoridades judiciais brasileiras sobre este assunto.

"Não, nenhum", garantiu o primeiro-ministro.
pub