Marcelo defende redução da Taxa Social Única e existência de Governos de legislatura

por RTP
O Presidente da República defendeu a necessidade de um Governo e de uma oposição fortes Mário Cruz - Lusa

O Presidente da República afirmou este domingo que foi "daqueles que se bateram para que fosse conseguido um acordo de concertação social". Em entrevista à SIC, Marcelo Rebelo de Sousa assumiu que é favorável à descida da Taxa Social Única, o que consideraria um sinal para o crescimento.

O Presidente da República reiterou na entrevista à SIC o seu apoio à descida da Taxa Social Única para os empregadores, considerando que seria um sinal em termos de investimento privado.

"Era um sinal, é um sinal, não é só para as empresas, elas próprias ou para as IPSS ou para as Misericórdias em termos da sobrecarga do pagamento de salários em relação ao pessoal próprio, era um sinal em termos de investimento privado", afirmou o chefe de Estado, na primeira entrevista desde a sua eleição em janeiro de 2016.
Marcelo recandidato?
O Presidente da República remeteu para setembro de 2020 uma decisão sobre uma recandidatura ao cargo nas eleições presidenciais do ano seguinte, assegurando que quando o ato eleitoral for convocado estará claro se é ou não candidato.

"Direi qual é a minha posição até ao mês de setembro de 2020", afirmou Marcelo.

Reiterando que o "ideal" era haver um só mandato presidencial de seis ou sete anos, Marcelo Rebelo de Sousa disse que, não sendo essa a realidade, tomará uma decisão sobre uma eventual recandidatura ao cargo até setembro de 2020.

"Vou convocar bem antes as eleições presidenciais e, no momento em que convocar estará claro se eu sou candidato ou não, para não haver a confusão de ser Presidente e ser candidato ao mesmo tempo ou não ser candidato e em qualquer caso estar a fazer 'caixinha' ou guardar até muito tarde a revelação da posição", declarou.
Oposição "muito forte" é fundamental
O Presidente da República defendeu ainda a necessidade de um Governo e de uma oposição fortes, considerando que a situação ideal era que o executivo e as lideranças da oposição tivessem a duração de uma legislatura.

"A minha posição sempre foi: o ideal era que o Governo durasse uma legislatura e que as lideranças da oposição tivessem a duração de uma legislatura também (...) e a oposição fosse forte", preconizou o chefe de Estado.

"É fundamental para o Presidente que a oposição seja muito forte, porque é sempre preferível ter dois termos de alternativa. O pior que pode haver é de repente se um deles não correr bem não ter um termo alternativo. Portanto, a oposição deve ser forte. Por isso tenho falado em estabilidade quer na área do Governo, quer na área da oposição dos partidos e das lideranças", disse.

Na entrevista à SIC, Marcelo Rebelo de Sousa disse ainda que concorda com as linhas vermelhas definidas pelo governo para a solução do Novo Banco. O Presidente diz que, neste momento, é preciso esperar para ver como termina o processo.

c/ Lusa
Tópicos
pub