Maria de Belém quer ser PR atenta aos mais vulneráveis

por Lusa

A candidata presidencial Maria de Belém citou hoje Manuel Alegre no final do seu discurso de apresentação, com o poeta e socialista na sala, e prometeu ser uma Presidente da República atenta aos mais vulneráveis.

Na sua intervenção de quase 20 minutos onde também citou o papa Francisco, Maria de Belém assumiu o "compromisso" de, chegando a Belém, ter uma "presidência para as pessoas e com as pessoas", e assinalou que a decisão de se candidatar foi "profundamente amadurecida".

A candidata apresentou-se hoje oficialmente ao eleitorado, com vista às presidenciais de 2016, com uma sessão numa das salas de conferências do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Para além de Alegre, antigo candidato presidencial, estiveram presentes na sessão nomes como o presidente honorário do partido, Almeida Santos, e socialistas como Jorge Coelho, Alberto Martins, Eurico Brilhante Dias, Álvaro Beleza, Óscar Gaspar, António Galamba, Miguel Laranjeiro, Marçal Grilo, Marcos Perestrello ou António Braga.

A defesa dos mais vulneráveis foi um dos motes de Maria de Belém, que elencou matérias como a pobreza infantil ou as "desigualdades sociais remanescentes entre homens e mulheres" como matérias prioritárias.

"De um Presidente da República [os cidadãos] esperam maturidade e visão políticas e não um programa político que nem a constituição determina nem a sociedade exige", sustentou a antiga presidente do PS durante a direção de António José Seguro.

Maria de Belém diz que o crescimento económico de que Portugal precisa "não é incompatível" com a defesa da coesão territorial social e a procura pela "redução das desigualdades" no país.

O mandato que a Constituição confere ao Presidente, prosseguiu, passa, por exemplo, pela unidade do Estado e pelo zelo do "regular funcionamento das instituições democráticas", o que a candidata diz querer defender com "uma visão de política que valorize a proximidade".

"Candidato-me a esta eleição para disputar a vitória", disse ainda, perante o aplauso de centenas de apoiantes.

Maria de Belém Roseira, antiga ministra, deputada e presidente do PS, apresentou hoje oficialmente a sua candidatura à Presidência da República.

A Comissão Política Nacional do PS decidiu conceder liberdade de voto aos socialistas na primeira volta das eleições presidenciais entre os candidatos do seu espaço político, entre os quais se encontram, para já, Sampaio da Nóvoa e Maria de Belém.

Tópicos
pub