Ministro desmente conhecimento de falsa declaração de habilitações

por RTP
DR

Tiago Brandão Rodrigues desmente que tivesse conhecimento da inverdade relativa às habilitações académicas de um membro da sua equipa, Nuno Félix. Este demitiu-se agora.

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto aceitou um pedido de demissão do seu chefe de Gabinete e comunicou-o hoje mesmo ao ministro da Educação.

O chefe de gabinete demissionário, Nuno Félix, tivera publicitadas no Diário da República licenciaturas em dois cursos superiores: Ciências da Comunicação (Universidade Nova de Lisboa) e Direito (Universidade Autónoma de Lisboa).

O diário Observador procurara obter confirmação junto das duas universidades e ambas desmentiram que Félix tivesse concluído as respectivas licenciaturas. Ao mesmo jornal, o chefe de gabinete demissionário alegou ter dito apenas "que tinha a frequência do ensino superior". Afinal, segundo as universidades, essa frequência limitou-se a um e dois anos, respectivamente.

Entretanto, o ex-secretário de Estado da Juventude, João Wengorovius Meneses, lembrou que ao demitir-se, em meados de abril, um dos pomos de discórdia com o ministro fora precisamente a falsa declaração de habilitações de Félix, tal como esta encontrara expressão no Diário da República.

Meneses afirma por outro lado que quis na altura demitir Félix, também por este motivo; mas que Tiago Brandão Rodrigues quis mantê-lo em funções e preferiu aceitar a demissão do secretário de Estado.

Em comunicado distribuído na noite de sexta feira, o ministro respondeu ao seu antigo secretário de Estado e "desmente que tenha tido conhecimento de que havia uma incorreção no despacho de nomeação assinado pelo antigo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Meneses, relativamente ao seu Chefe do Gabinete".

Além disso, desmente também que Meneses tenha saído "devido a questões relacionadas com o seu Chefe do Gabinete".

pub