Morreu Rui d`Espiney, co-fundador do movimento maoista em Portugal

por RTP
RTP

Rui d'Espiney morreu esta quinta-feira, aos 73 anos, em Setúbal, soube a agência Lusa de fonte familiar do militante anti-fascista e co-fundador em 1964 de dois movimentos maoistas de cisão no PCP. Uma das suas últimas entrevistas foi para o site da RTP.

Uma das últimas entrevistas do resistente anti-fascista Rui d'Espiney foi concedida ao site da RTP.

Rui d’Espiney nasceu em Moçambique em 1942. Mantém até 1962 a militância no PCP, que deixa para dois anos depois, em 1964, fundar a Frente de Acção Popular (FAP) e o Comité Marxista-Leninista Português (CM-LP) com o também ex-comunista Francisco Martins Rodrigues.Rui d'Espiney foi militante do Partido Comunista Português até 1962. Abandonou o PCP na mesma altura que Francisco Martins Rodrigues, no centro da primeira cisão maoista no movimento comunista português.

Quando se deu o 25 de Abril, que derrubou a ditadura em 1974, Rui d'Espiney e Francisco Martins Rodrigues estavam presos, desde 1965.

Durante os anos de cárcere foram torturados pela PIDE, a polícia política.

Uma das últimas entrevistas de Rui d’Espiney foi concedida ao site da RTP, num trabalho especial sobre a extrema-esquerda em Portugal.

Nessa série de momentos em que é entrevistado, d’Espiney revisita a formação da FAC e do CM-LP, fala da denúncia do infiltrado que o levou à prisão e recorda a tortura de que foi alvo pela PIDE.

Após a revolução, afastou-se da política ativa. Vivia em Setúbal e dedicava-se ao ensino, colaborando com uma associação - o Instituto das Comunidades Educativas.


c/ Lusa
Tópicos
pub