Movimento Alternativa Socialista desafia a Esquerda para referendo

por Lusa

Lisboa, 02 jul (Lusa) - O dirigente do MAS - Movimento Alternativa Socialista Gil Garcia desafiou hoje a Esquerda para promover o referendo sobre a presença de Portugal na União Europeia [UE], depois da consulta popular no Reino Unido ter decidido pela saída.

"O MAS vem convidar toda a Esquerda, nomeadamente o Bloco de Esquerda [BE] e o PCP, para elaborar uma plataforma para promover o referendo em Portugal. O povo deve ser consultado e este é o momento adequado para o fazer", afirmou o dirigente Gil Garcia, numa declaração feita junto a um dos cartazes, em Lisboa, onde o MAS reclama a consulta popular.

Em declarações à Lusa, Gil Garcia lembra que "nunca houve um referendo aos tratados europeus e chegou a hora", deixando o convite "a toda a Esquerda a repensar a sua presença na União Europeia ou, pelo menos, a ser favorável à realização de um referendo em Portugal".

Neste contexto, o dirigente do MAS saudou o BE "por ter tido a coragem de levantar a ideia de referendo", referindo que "a base do PCP também é muito critica", o que perfaz "uma base alargada".

"As condições económicas a que a UE tem submetido os povos tem provocado um aumento exponencial da dívida pública, do desemprego e da precarização das condições de trabalho", defendeu.

Gil Garcia explicou à Lusa que o MAS enviou uma carta aberta aos ativistas, plataformas e organizações independentes, bem como ao BE e PCP, a propor a constituição de uma plataforma que exija a execução de um referendo.

Na semana passada, os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido deve sair da UE, depois de o `Brexit` (nome como ficou conhecida a saída britânica da União Europeia) ter conquistado 51,9% dos votos no referendo.

A decisão levou o primeiro-ministro inglês David Cameron a pedir a demissão.

Tópicos
pub