O debate com Cunhal

Foi o primeiro frente a frente entre Mário Soares e Álvaro Cunhal na televisão. A 6 de novembro de 1975, o país parou para assistir ao debate entre os líderes do PS e do PCP.

Durante três horas e meia, entre as 22h00 de 6 de novembro de 1975 e a 1h30 do dia seguinte, Portugal parou. Nos ecrãs de televisão, a preto e branco, Mário Soares e Álvaro Cunhal defrontavam-se num debate que ficaria para a História.

O frente-a-frente entre os líderes do PS e do PCP teve a moderação dos jornalistas Joaquim Letria e José Carlos Megre.

O confronto ficaria marcado por uma frase do dirigente comunista - “Olhe que não, olhe que não” -, quando Mário Soares afirmou que o partido de Álvaro Cunhal dava provas de querer transformar Portugal numa ditadura.


O debate serviu para esclarecer as posições ideológicas do Partido Socialista e do Partido Comunista Português para um povo estreante na liberdade e na democracia.

Foi um duelo televisivo nunca antes visto na televisão portuguesa. Mário Soares e Álvaro Cunhal apresentaram soluções divergentes para o mesmo objetivo: resolver os problemas de Portugal, um dos países mais atrasados da Europa.