PAN torna-se a mais recente força política do Parlamento

por Lusa
RTP

O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) é o mais recente partido político a garantir representação parlamentar na próxima legislatura, ao eleger no domingo o deputado André Silva, por Lisboa.

O PAN arrecadou 1,39% das intenções de voto dos portugueses, conseguindo mais de 70 mil votos, quando falta apurar uma freguesia.

A Assembleia da República contará assim, na próxima legislatura, com sete bancadas parlamentares - PSD, CDS, PS, BE, PCP, PEV e PAN.

O último novo partido a ser eleito para a Assembleia da República foi o Bloco de Esquerda, que elegeu dois deputados em 1999. Há 16 anos que a constituição do parlamento inclui os mesmos partidos -- PSD, PS, CDS-PP, PCP, BE e PEV.

Anteriormente ao Bloco de Esquerda, em 1991, o Partido da Solidariedade Nacional (PSN) também assegurou representação no parlamento, conseguindo um mandato, o de Manuel Sérgio. O deputado manteve-se na Assembleia da República durante uma legislatura, não tendo sido reconduzido nas eleições de 1995.

Em 1985, a Assembleia da República, a par de PSD, PS, CDS e PCP, era também constituída pelo grupo parlamentar do Movimento Democrático Português/ Comissão Democrática Eleitoral (MDP/CDE), e do Partido Renovador Democrático (PRD), que era a terceira força, com 45 deputados.

Nas legislativas de 1987, o PRD diminuiu a sua representação no parlamento, ficando com sete deputados até 1990.

Tópicos
pub