Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

PCP admite viabilizar melhor candidato presidencial à esquerda pela democracia

por Lusa

Lisboa, 27 ago (Lusa) - O secretário-geral comunista, que concorre às legislativas coligado com "Os Verdes", reconheceu poder vir a apelar ao voto no candidato presidencial à esquerda melhor posicionado que não o do PCP, em entrevista à TVI.

Jerónimo de Sousa, que esteve a responder a perguntas de jornalistas, jovens cidadãos e comentadores na redação do canal televisivo de Queluz de Baixo, lembrou que o próprio já esteve na corrida ao Palácio de Belém, por duas vezes, tendo desistido numa delas, em favor do futuro Presidente, Jorge Sampaio, mantendo-se na outra até final, com os socialistas Mário Soares e Manuel Alegre a digladiarem-se e Cavaco Silva a vencer.

"Nesse passado, o PCP nunca regateou um apoio, uma solução, para bem da democracia, da Constituição, colocando na Presidência da República quem pudesse dar essa contribuição positiva", disse o líder comunista, questionado sobre a possibilidade de desistir, logo à 1.ª volta, para inviabilizar o previsível candidato ao mais alto magistério da nação do centro-direita.

Segundo o secretário-geral do Partido Comunista Português, "para aqueles que acusam o PCP de sectário, de não querer entendimentos, as presidenciais são bem o exemplo daquilo que é o partido".

"Esteja em causa a democracia, a Constituição... e, naturalmente, com candidato próprio ou com um desfecho de uma segunda volta, o PCP não faltará, não fará apelos ao voto em branco. Terá uma intervenção ativa. Tudo fará para que este objetivo seja alcançado", afirmou, frisando que, "agora" é tempo das eleições para a Assembleia da República.

pub