PCP defende separação de poderes e não aproveitamento político

por Lusa

O secretário-geral do PCP defendeu hoje o princípio da separação de poderes, ao comentar os desenvolvimentos do processo judicial do ex-primeiro-ministro socialista José Sócrates, e garantiu que o partido não vai fazer aproveitamento político do caso.

Em plena 39.ª edição da Festa do "Avante!", no Seixal, Jerónimo de Sousa referiu apenas que se está "perante mais um elemento de um processo em investigação, que está em curso", frisando que os comunistas mantêm a postura de defender a "separação de poderes entre justiça e poder político".

O líder comunista desejou o "apuramento da verdade para bem de todos, com eficácia" e "sem misturar coisas que não são misturáveis".

Questionado sobre o eventual aproveitamento político por outras forças partidárias em plena campanha eleitoral, Jerónimo de Sousa assegurou que pela parte do PCP tal não sucederá, a bem da "batalha eleitoral" que se avizinha e que não se deve confundir com "um processo do foro judicial".

O antigo chefe de Governo e ex-líder socialista José Sócrates vai passar a regime de prisão domiciliária, segundo nota do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa.

José Sócrates, no seguimento de um despacho de hoje, vai aguardar os ulteriores termos do processo, "sujeito à medida de coação de obrigação de permanência na habitação" e "bem assim de proibição de contactos de forma direta ou indireta com diversas entidades e pessoas singulares".

pub