Pós-Brexit: "Há birra neste divórcio"

por João Fernando Ramos

"Há histeria nas reações. Há birra neste divórcio litigioso, que não tem filhos mas tem uma mãe: A Europa", diz Miguel Alves que alerta para o facto de isso estar a impedir a maioria de olhar para as razões profundas desta decisão dos britânicos.
"A Europa está a ser uma mãe tirana que olha muito para regulamentos, e para as finanças, e pouco para as pessoas", diz Nuno Vieira Brito que lembra que esta atitude está a contribuir para a possibilidade real de desagregação da Europa.

Os comentadores políticos deixam no entanto a ideia de esperança. "A vantagem dos momentos tumultuosos é abrir portas", lembra Miguel Alves que acredita a Europa vai ter seriamente que refletir sobre caminhos como os de querer sancionar Portugal e Espanha pelas mesmas faltas que não pune à França.

Nuno Vieira e Brito deixa um recado ao governo de António Costa - "É necessário reforçar a ideia que foi seguindo as indicações da comissão europeia, do BCE e do FMI, que se chegou ao resultado do défice. Portugal cumpriu". Miguel Alves é mais incisivo na análise: "seria extraordinariamente estúpido da parte da União Europeia (sancionar Portugal)."
pub