Representantes de 17 confissões religiosas em "cerimónia sem precedentes"

por Lusa

Lisboa, 09 mar (Lusa) - Representantes de 17 confissões religiosas rezaram hoje, na mesquita de Lisboa, uma oração ecuménica universal, numa cerimónia inter-religiosa "sem precedente em Portugal", que assinalou a visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

"Dai-nos: sabedoria para distinguir o bem do mal; compreensão para acabar com os conflitos; compaixão para apagar o ódio; perdão para superar a vingança; amor para compreender e amar o outro. Faz com que todos os povos vivam de acordo com a Tua Lei de Amor", dizia a oração ecuménica universal, que terminou com um "Ámen" coletivo e um aplauso.

O Presidente da República chegou à mesquita de Lisboa pouco depois da hora prevista (16:45), onde foi recebido pelo presidente da Comunidade Islâmica de Lisboa, Abdool Vakil, pelo imã da mesquita, xeque David Munir, e pelo cardeal-patriarca, Manuel Clemente.

À entrada, cumprimentou um grupo de nove crianças, de diferentes religiões, e coube a Iara, de seis anos, colocar um colar de flores a Marcelo Rebelo de Sousa. Depois, descerrou uma placa evocativa da sua visita, que ocorreu "por ocasião de um encontro inter-religioso".

Na plateia, entre cerca de 200 pessoas, encontravam-se o ex-Presidente da República Jorge Sampaio, o núncio apostólico, Rino Passigato, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, e a candidata à liderança do CDS-PP Assunção Cristas.

Tópicos
pub