Soares e Alegre também boicotam comemorações oficiais

por RTP
Mário Soares, em foto da semana passada Tiago Petinga, Lusa

Depois de boicotadas pela Associação 25 de Abril, as comemorações oficiais do 38º aniversário do levantamento fundador da democracia vão sê-lo também por Mário Soares e por Manuel Alegre.

O ex-presidente da República e histórico dirigente socialista Mário Soares decidiu não comparecer às comemorações oficiais do 25 de Abril, em solidariedade com a ausência hoje anunciada pela Associação 25 de Abril, segundo informação veiculada pela versão on-line do Público.

Segundo aquele diário, "o antigo presidente da República e fundador do PS decidiu não ir à sessão oficial da Assembleia da República que comemora a revolução mal soube do anúncio da Associação 25 de Abril de que não participará na cerimónia".

Entretanto, também um outro socialista histórico, o ex-candidato presidencial Manuel Alegre, anunciou que estará ausente da sessão solene agendade para a Assembleia da República por ocasião das mesmas comemorações.

Citado pela agência Lusa, Manuel Alegre disse: "Não vou. A celebração sem aqueles que fizeram o 25 de Abril, para mim, não tem o mesmo significado. Quando se fez o 25 de Abril em 1974, eu estava no exílio. Se hoje se vive em liberdade em Portugal, a eles o devemos".

E acrescentou: "Eles têm o direito de comemorar ou não o 25 de Abril, porque foram eles que fizeram o 25 de Abril".

Contactada pela RTP, Helena Barroco, assessora de Jorge Sampaio, afirmou que também este ex-presidente da República "poderá não estar na cerimónia devido a um compromisso internacional, que só estará confirmado amanhã. Se se confirmar, ele não vai estar presente na cerimónia".

O único dos três ex-presidentes que estará nas comemorações será, assim, o general Ramalho Eanes, segundo confirmou à TSF fonte do seu gabinete.


pub