Cruzada das Mulheres II

Em 1916 também as mulheres sentem o apelo de servir a Pátria. As republicanas organizam-se na Cruzada das Mulheres Portuguesas e, copiando o que se passava nos outros países, querem fomentar o trabalho feminino: como enfermeiras, na indústria, na agricultura, no ensino infantil.

| Portugal na I Grande Guerra


Ao longo dos anos, a Cruzada prestou assistência aos militares mobilizados, às mulheres dos mesmos, mesmo àquelas que apenas viviam em união de facto, e aos filhos dos combatentes. Criou escolas profissionais, creches e orfanatos, mas para isso era preciso angariar fundos.

O país desdobrou-se em iniciativas várias.

A Lucta - Biblioteca Nacional de Portugal

Biblioteca Municipal do Porto

Biblioteca Municipal do Porto

Biblioteca Municipal do Porto

Biblioteca Municipal do Porto

Ilustração Portuguesa - Hemeroteca Municipal de Lisboa


Hino Patriótico


Não existe gravação


 

A informação mais vista

+ Em Foco

A RTP ouviu os seis lideres partidários sobre temas que escapam aos programas políticos e que contribuem para definir o perfil dos candidatos.

    Uma sondagem da Universidade Católica aponta para o fim da hegemonia laranja na Madeira, apesar da vitória do PSD nas regionais (38%) do próximo domingo.

    Na semana em que se assinala o início da II Guerra Mundial, a RTP conta histórias de portugueses envolvidos diretamente no conflito.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.